Home  |  ARCA Brasil  |  Imprensa  |  Mapa do site  |  Contato

Fique por Dentro


O que são gaiolas de vitelos e quais são as conseqüências para os animais

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), vitela "é a carne de um bezerro ou bovino de corte jovem. Um bezerro de vitelo é criado até 16-18 semanas de idade, pesando até 450 libras [204 kg]. Os bezerros machos de raças de leite são usados na indústria da carne de vitela.

Vacas leiteiras devem criar para continuar a produzir leite, mas os bezerros machos são de pouco ou nenhum valor para o produtor de leite. Uma pequena porcentagem é criada até a maturidade e usada para reprodução."

O confinamento intensivo de bezerros criados para vitela vem há muito tempo levantando preocupações no que se refere ao seu bem-estar. Nestes sistemas os vitelos são mantidos em gaiolas individuais que medem aproximadamente entre 66-76 centímetros (2.1-2.5 ft) de largura.

Nas gaiolas, os bezerros são geralmente amarrados na parte da frente por uma coleira curta, o que restringe praticamente qualquer movimento.120 Condições estressantes levam à alta incidência de doenças e de comportamentos estereotipados.


Privação do comportamento


Confinar vitelos em gaiolas, onde permanecem quase imobilizados até alcançarem o peso de abate,apresenta muitos problemas de bem-estar. Uma das maiores privações que os vitelos alojados individualmente sofrem é a possibilidade de se deitar na posição preferida e a de ficar em pé e se deitar naturalmente. Como o objetivo básico de se deitar é o de descansar certos músculos, as restrições que as gaiolas e coleiras colocam na maioria das posições naturais dos vitelos podem impedir o relaxamento pleno do corpo e evitar que os animais se deitem confortavelmente.

Para todos os mamíferos jovens, descansar é importante, e perturbações do sono podem ocorrer se certas posições não podem ser adotadas. A posição de descanso também é muito importante para a termorregulação, 14 já que os bezerros superaquecidos adotam posições que maximizem a área da superfície por onde perder calor. Tais posições geralmente envolvem esticar as pernas lateralmente.

Bezerros, assim como todos os mamíferos jovens, têm necessidade de exercício físico regular, o que ajuda a reduzir os problemas associados à falta de atividade, como desenvolvimento ósseo emuscular anormal e doenças das articulações. Sistemas de confinamento intensivo proíbem o exercício e o crescimento normal dos músculos. Quando lhes é dado espaço, bezerros saudáveis brincam, galopam, resistem e dão patadas, e quando com outros bezerros, eles também engajam em brincadeiras de luta. Em contrapartida, quando confinados em gaiolas apertadas por longos períodos, estes comportamentos normais são contrariados, resultando em uma intensificação dos esforços para realizar essas atividades.

Para saber mais sobre o bem-estar das galinhas confinadas em gaiolas em bateria leia o relatório da HSI: O Bem-estar de Animais Confinados Intensivamente em Gaiolas em Bateria, Celas de Gestação e Gaiolas para Vitelo.

Saiba mais:

- O que é gaiola em bateria
- O que é celas de gestação de porcos
- Como ajudar a evitar os maus tratos do confinamento animal